Notícia

Plano De Contratações Anual (PCA) 2024 de Fortaleza está disponível

O documento está publicado no Portal Nacional De Contratações Públicas (PNCP) do Governo Federal. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG) e reúne informações de toda a Prefeitura de Fortaleza, garantindo transparência e apoio na aplicação da Nova Lei de Licitações e Contratos (nº 14.133/2021).

O PCA abrange as necessidades que os órgãos e entidades pretendem contratar no ano de 2024, contemplando bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação, cujos os principais objetivos são: Racionalizar as contratações das unidades administrativas de sua competência, por meio da promoção de contratações centralizadas e compartilhadas, a fim de obter economia de escala, padronização de produtos e serviços e redução de custos processuais; Garantir o alinhamento com o planejamento estratégico; Observar o plano diretor de logística sustentável e outros instrumentos de governança, caso existentes; Subsidiar a elaboração das leis orçamentárias; Evitar o fracionamento de despesas; Sinalizar intenções ao mercado fornecedor, de forma a aumentar o diálogo potencial com o mercado e incrementar a competitividade.

“Ele é o instrumento de governança das contratações públicas e assegura que as contratações estejam alinhadas às necessidades do Município, contribuindo para o alcance dos objetivos estratégicos. O Plano é essencial para construção de uma gestão das contratações eficiente”, reforça o coordenador de gestão de aquisições corporativas, Leonardo Pereira.