Sobre o e-compras

Modernização

A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por intermédio do PNAFM, concluiu a aquisição de um sistema personalizado, capaz de atender toda a cadeia de suprimentos de bens e serviços da Prefeitura Municipal de Fortaleza: e-Compras.

O sistema contempla as seguintes funcionalidades:
  • Gestão de Requisições de Compras, Materiais e Serviços;
  • Catálogo de Materiais e Serviços;
  • Cadastro de Fornecedores vinculado ao Catálogo de Materiais e Serviços;
  • Criação e gerenciamento de editais e seus anexos;
  • Acompanhamento e gerenciamento do processo licitatório, em todas modalidades licitatórias;
  • Banco de preços incluindo mapa comparativo;
  • Plano anual de suprimentos;
  • Gerenciamento do sistema de registro de preços;
  • Geração de relatórios gerenciais;

Agilidade nos Processos Licitatórios

O e-Compras tende reduzir as ações administrativas através de seu Catálogo de Materiais e Serviços pela precisão das especificações técnicas nele contidas, agilizando, por conseqüência, a tramitação dos processos de aquisições, aumentando a satisfação dos órgãos usuários do sistema.

O fluxo de trabalho do processo licitatório está automatizado, desde a catalogação de produtos e serviços, cadastro de fornecedores, geração de requisições de compras pelos órgãos, criação do objeto do edital e julgamento de propostas, gerando informações a cada etapa, comunicadas a todos os interessados assim que são concluídas. Isto significa celeridade processual e redução de gastos públicos.

Maior Controle nas Licitações

A automação do fluxo de trabalho, além de agilizar o processo, o torna mais seguro e confiável. Apenas pessoas autorizadas e treinadas em perfis específicos de trabalho irão interagir com o sistema, pois a entrada de informações poderá ser rastreada para auditorias em função da integração de seus módulos, como por exemplo, o Banco de Preços, que alimentará o Sistema de Registro de Preços e facilitará a confecção de requisições dos usuários, que não necessitarão de recorrer ao mercado para colher os preços praticados. As informações controladas em um ambiente único garantem o cumprimento integrado de normas e diminuem a possibilidade de erros.

Segurança

O Catálogo de Materiais e Serviços evitará aquisições indesejadas por insuficiência de detalhamento técnico do objeto licitado que, integrado ao Banco de Preços, permitirá uma estimativa mais precisa.

A criação de novos itens no Catálogo de Materiais e Serviços permitirá sua coleta de preços e a alimentação do resultado do processo licitatório, fechando um ciclo que aumenta a confiabilidade e a segurança do sistema.

Transparência

A transparência obtida nas compras e licitações da Prefeitura Municipal de Fortaleza, a partir da implantação do sistema, tornar-se-á ainda mais ampla, o que permitirá maior acompanhamento pela sociedade. Dessa forma, a sociedade poderá acompanhar os processos de compras de forma mais ágil, através dos editais, atas e avisos. A celeridade de um processo de compras será visível assim que o edital estiver disponível, podendo ser acompanhado passo a passo, verificando, inclusive, o tratamento dado ao atendimento aos anseios da população.

Integração com Outros Sistemas

A solução eletrônica permitirá a integração com sistemas públicos de acompanhamento de processos, execução orçamentária e financeira, logística e armazenamento, evitando a redigitação de informações, aumentando a agilidade dos processos e a consistência dos dados.

Democratização

O sistema permitirá a implementação de políticas de desenvolvimento regional, incentivando a participação das micro e pequenas empresas. Desta forma, com a democratização do acesso às informações, a Prefeitura Municipal de Fortaleza inaugura uma nova fase na divulgação e modernidade das suas ações governamentais.

Solução

A solução destaca-se pela maturidade, inovação e pelo nível de integração. O gerenciamento do processo é suportado por informações que atendem a todas as necessidades de organização, identificando gargalos e desvios no processo.