SEPOG PROMOVE OFICINA PARA ELABORAÇÃO DE PLANO DE CONTRATAÇÃO ANUAL 2024

A Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), por meio da Coordenadoria de Gestão de Aquisições Corporativas (COGEC), reuniu servidores que atuam com compras em cada órgão da Prefeitura de Fortaleza. Foram três turmas dedicando um turno para alinhar os últimos ajustes da elaboração do Plano de Contratação Anual (PCA) 2024. Os encontros aconteceram entre 28 e 30 de novembro, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza.

“Com a nova Lei de Licitações houve a necessidade de mudança na Cultura das Compras Públicas do Município. Pensando nisso, realizamos diversas ações para capacitar e preparar os servidores para que possamos aplicar de forma efetiva essa nova metodologia. Isso traz muito impacto para o Plano de Contratação”, reforçou Leonardo Pereira, coordenador de Gestão de Aquisições Corporativas (COGEC/SEPOG), setor responsável pela capacitação.

O Plano é uma ferramenta de governança que consolida todas as contratações que os órgãos pretendem realizar no ano seguinte, permitindo uma visão sistêmica sobre todas as demandas de compras do Município. É uma peça fundamental no processo aquisitivo, de acordo com a nova Lei de Licitações e Contratos (nº 14.133/2021).

O planejamento das contratações é essencial para uma melhor gestão de recursos e serviços municipais, impactando diretamente na oferta de políticas públicas e atendimento ao cidadão. Esse processo de mudança de Cultura na Administração Pública tem sido implantado gradualmente em Fortaleza. Inicialmente o trabalho estava voltado para o atendimento às formalidades das leis e normas. Agora, os esforços se voltam também para o atendimento ao planejamento estratégico do órgão, com foco na gestão eficiente das entregas ao cidadão.

“O alinhamento entre o planejamento e as estratégias da organização é o que permite contratações mais eficientes”, afirma Joice Freitas, facilitadora do curso e gerente da Célula de Gestão de Aquisições Corporativas e de Registro de Preços.