Notícia

Fortaleza é 2ª capital no ranking do Painel de Transparência das Contratações Públicas no Brasil

Publicado: 27 de março de 2024

Fortaleza se destacou no Painel de Transparência das Contratações Públicas: ficou em segundo lugar entre as capitais brasileiras, com índice de 74,3%. Os dados foram divulgados na terça-feira (26) por meio de um painel feito pelo Laboratório de Inovação em Contratos Públicos e Governo da Universidade Federal da Paraíba (LabGov/UFPB) em conjunto com o Núcleo de Inovação em Gestão Pública da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (NiGEP/UFRN). Além disso, os resultados colocaram o Ceará no topo do ranking, com 80,2% de transparência nas contratações públicas no Brasil.

Esses indicadores comprovam o acesso público a informações disponibilizadas pelo governo, incluindo processos de licitações, dados financeiros, prestação de contas e outras informações relevantes. No detalhamento da pesquisa divulgada, as pontuações mais altas que Fortaleza recebeu foram atribuídas ao Portal Compras (Comprasfor) e a dados como o Plano de Contratação Anual (PCA), ferramentas mantidas pela Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog).

“Esse resultado representa todo o esforço da equipe de aquisições da SEPOG que tem entre suas responsabilidades o gerenciamento e alimentação do ComprasFor, o Portal de Compras da Prefeitura. É um reconhecimento e incentivo importante especialmente no ano em que a nova lei de licitação vigora integralmente”, afirmou o coordenador de gestão de aquisições corporativas (COGEC), Leonardo Pereira.

Também obtiveram 100% de aprovação o termo de referência/projeto básico e editais, execução orçamentária, relação de convênios vigentes, fornecedores sancionados e atas de registro de preços. "Temos toda essa preocupação de divulgar nossos editais e aquisições, o PCA 2024, notícias e registros de preço", reforça gerente da Célula de Gestão de Aquisição Corporativas e de Registro de Preços, Joice Freitas.